sexta-feira, 17 de julho de 2009

2ª edição a partir do dia 27!

A segunda edição da Matinê Alternativa já tem data para começar: 27 de julho. Mais uma vez, durante uma semana o público interessado em assistir produções cinematográficas de difícil acesso ou de pouca visibilidade de circuito poderá encontrar uma seleção de diretores autorais, de diferentes nacionalidades e com seus respectivos olhares pela sociedade e sensações de individualidade. A programação dessa vez resgata um pouco da Itália, Reino Unido, China, Bélgica e retorna aos Estados Unidos.


Já no primeiro dia, 27, o espaço é dedicado ao cineasta italiano Nanni Moretti, muito conhecido pelo filme O Quarto do Filho, assim como O Crocodilo. Na nossa Matinê ele está presente com Aprile, uma comédia leve e que brinca com a sensação de se tornar pai pela primeira vez e ao mesmo tempo manter o foco em realizar um documentário sobre as eleições italianas. O filme é uma produção autobiográfica do cineasta.


No dia 28 é a vez dos irmãos Dardenne, Jean Pierre e Luc com Rosetta, uma jovem que possui uma família instável e que fará de tudo para manter seu emprego. E no dia 29 ficamos com Amor À Flor da Pele, do diretor oriental, Wong Kar Wai – já reconhecido pelo seu estilo de histórias de amor que lutam contra o tempo e a correria de uma sociedade em constante modificação, além do seu estilo mais intimista e de longos takes.


E a seleção continua com Naked de Mike Leigh, diretor acostumado ao âmago de seus personagens e a tramas que demonstram a crueldade e até mesmo ingenuidade dos mesmos – no filme um personagem troca Manchester por Londres após estuprar uma garota, porém na nova cidade encontra uma antiga namorada enquanto perambula pelas ruas da nova cidade.


Para finalizar, Noah Baumbach, um dos diretores mais autorais do circuito alternativo americano e grande contribuinte dos filmes de Wes Anderson, reflete os relacionamentos entre irmãs e todas as irregularidades de uma família com: Margot e o Casamento, quando a chegada da personagem-título (intepretada por Nicole Kidman) para o casamento de sua irmã, tumultua e resgata lembranças mal resolvidas do passado trazendo a tona problemas atuais. Baumbach é conhecido pelo seu trabalho anterior, indicado ao Oscar de Roteiro, A Lula e a Baleia, uma produção autobiográfica em que lidava novamente com os problemas e instabilidades familiares.

Nenhum comentário: